Rincão Bar e Parrilla está presente no Festival Gastronômico Garopaba Sabor
Por Redação Circuito Turístico/Silvia Zarbato
O empreendedorismo impulsiona a economia do país, estimula a geração de novos trabalhos, produz produtos e serviços para o mercado e incentiva o surgimento de soluções inovadoras para diversos setores. E este espírito empreendedor fez com que Élbio Capiotti Júnior e sua esposa Juliana Gastal escolhessem Garopaba/SC para montar o estabelecimento Rincão Bar e Parrilla, um dos participantes do Festival Gastronômico Garopaba Sabor, que começa quarta-feira, na cidade e tem o seu lançamento amanhã, dia 02 de agosto, no Restaurante Zanoni, às 12 horas, para imprensa, convidados, autoridades e patrocinadores.
O encantamento pela tranquila e turística cidade de Garopaba, fez com que o casal montasse seu negócio um pouco antes da pandemia. Mas o amor pelo balneário já vem de longa data.
Conheça a história deste casal do Rio Grande do Sul que escolheu Santa Catarina para morar e empreender nesta entrevista ao site Circuito Turístico.
CT: Porque escolheram Garopaba?
Élbio: Isso partiu de um sonho do casal. Eu e minha esposa Juliana já veraneávamos em Garopaba e passava férias aqui na região. Eu já trabalhava na área de gastronomia e ela veterinária e militar. Como seu trabalho como militar havia encerrado em São Gabriel/RS, sentamos e paramos para pensar o que iriámos fazer dali para frente. Se iríamos para Pelotas/RS ou se ficávamos em São Gabriel. Foi durante umas das férias, começamos a sondar as regiões de Santa Catarina ( Garopaba, Imbituba, Criciúma, Porto Belo e Florianópolis). Estávamos na casa de familiares na Guarda do Embaú, e no dia 28 de julho de 2019, fomos a Garopaba para conhecer e sentir a cidade. Foi quando a gente se encantou por Garopaba. Adotamos Garopaba como o nosso lar, a nossa Querência, o nosso Rincão.
CT: E como estava a cidade quando vocês chegaram?
Élbio: Viemos bem cedo, num dia de sol, com as pessoas caminhando na praia, com um estilo de vida diferente, aquele lugar lindo e maravilhoso. Participamos da rotina, da vida da cidade, olhamos o comércio, tomamos café, almoçamos, visitamos algumas imobiliárias e neste passeio, decidimos montar o Parrilla. Neste mesmo dia, conseguimos o local que hoje o restaurante está instalado.
CT- E que tipo de restaurante é o Rincão Bar e Parrilla?
Élbio: Como somos do Rio Grande do Sul, gostamos muito de carne e adoro culinária porque vivia neste meio, já que minha família tinha restaurante e em solo gaúcho nossa demanda era para o mercado de carnes, churrasco grelhado com Parrilla. E ao visitar Garopaba, vimos que tinha um espaço para isso. Foi quando a gente apostou nesta área de gastronomia.
CT- E quando o restaurante começou a funcionar?
Élbio: Acertamos o local que seria montado o restaurante e neste dia mesmo já começamos a pensar como seria a estética do estabelecimento. Pintamos assim, quebramos essa ou aquela parede.Foi um turbilhão de ideias e tudo foi sendo feito. Fechamos negócio em 28 de julho, em setembro, no dia 02 de outubro, já estávamos em Garopaba para as reformas, e aí foi quando tínhamos em mente abrir em dezembro, mas devido as reformas e a pandemia abrimos o restaurante em 13 de janeiro de 2020.
CT: Aqui em Santa Catarina é uma região que as pessoas gostam de pescado, qual o seu diferencial?
Élbio: Desde que abrimos viemos trabalhando com excelência de atendimento e qualidade dos nossos produtos. Conquistando o nosso espaço, conquistando os clientes, que eu vejo como o principal ativo hoje e sempre. A gente sabe que é uma região onde o pessoal gosta muito do pescado, mas tem um espaço para carne também e demais produtos. Servimos uma carne bem feita, do jeito que a gente se propõe a fazer a nossa Parrilla ao estilo “uruguaio”. Convido a todos para degustar a nossa Parrilla.
CT: E como foi abrir um empreendimento deste porte em plena pandemia?
Élbio: 2020 não foi um ano muito fácil. Teu sonho foi posto à prova e você fica numa encruzilhada , mas com muita força e fé, fomos fortes, perseverantes e motivados o suficientemente para permanecer ali, embora teve dias que não entrava nenhum cliente no restaurante. Iamos para lá de manhã e saiamos à noite. Tinha dia que eram vendidos apenas um, dois, três pratos na época da pandemia. Mas tivemos persistência, fé em Deus, fé no trabalho e em nós, e chegamos até aqui e está dando certo.
CT: Vocês já participaram do Festival Gastronômico de Garopaba?
Élbio: Participamos em 2020 do primeiro festival e também o de 2021 e agora o de 2022 . Tem sido muito bom para o restaurante, prospectou muito o restaurante. Os clientes conheceram o Rincão Bar e Parrilla também através do trabalho do festival onde divulgamos o nosso espaço tornando mais conhecido. A união de todos torna o festival fortalecido e a cidade cresce cada vez mais. Estamos vivendo um momento difícil. A pandemia deixou muita sequela para as pessoas que trabalham, mas com a união e perseverança estamos conseguindo driblar a crise e estamos em mais uma edição do Garopaba Sabor. Força e fé sempre.
CT: E qual o prato que vocês criaram para o festival?
Élbio: Criamos a Picanha da Querência- Picanha Uruguaia Bovina assada na Parrilla com pirão rústico com farinha de mandioca local feito através de caldo de ossobuco e especiarias. Mil folhas de batata feito com batata inglesa, manteiga e queijo mussarela e parmesão. Legumes da estação confitados com azeite de oliva e ervas aromáticas.
No Rio Grande do Sul, a Querência é o lugar amado. Então, Garopaba hoje, é um lugar amado. A gente juntou um pouco da tradição lá do sul, de comer uma boa carne com os produtos regionais de Garopaba. A gente trouxe um pouco da cultura lá do sul com os produtos regionais que a gente tem aqui na cidade, como as hortaliças, verduras, legumes e a própria farinha que a gente está usando para fazer o pirão. O pirão geralmente se come com o peixe não é, mas então, quisemos fazer também para ser servido com a carne. Espero que todo mundo goste e aprecie o nosso prato. O do ano passado foi muito bem aceito e vendemos bastante o prato elaborado de 2021.
CT: Porque que os turistas devem conhecer o teu restaurante, a tua Querência?
Élbio: O Rincão carrega uma história. A nossa decoração é bem temática, intimista, é um restaurante familiar e aconchegante. É uma casa simples, mas ela é aconchegante, ela te abraça quando tu chega lá dentro, tu gostas de estar lá, permanecer lá. É tudo bem feito, com muito carinho e qualidade.
Foto: Equipe Melhores Locais