Evento vai acontecer na Vigna Mazon, em Urussanga/SC, e vai reunir, música, cultura e gastronomia, com a participação de uma delegação italiana da região do Friuli
Neste sábado, 23 de novembro, a Vigna Mazon, localizada em Urussanga/SC, coração dos Vales da Uva Goethe, promove a 7ª edição do Porchettiamo. O evento celebra a tradição da Porchetta, prato típico italiano preparado com carne suína marinada e assada lentamente, resultando em uma crosta crocante e um sabor inconfundível. Este ano a vinícola recebe uma comitiva de italianos, da região do Friuli, que ficam até domingo (24) para a palestra “Qual a sua origem?”, com o genealogista italiano Claudio Diacoli.
O festival une gastronomia, vinho, música ao vivo e cultura em um cenário deslumbrante junto aos vinhedos da vinícola do sul de Santa Catarina.Para Toninho Freitas, diretor de marketing da Vigna Mazon, o evento é mais do que uma celebração gastronômica.”O Porchettiamo é uma declaração de amor à cultura italiana. É um momento para apreciar sabores autênticos, bons vinhos e a arte de bem viver em um ambiente que celebra a conexão entre pessoas e suas raízes.”
Tradição à mesa e programação diversificada
O destaque do festival é a Osteria de Baco, além da famosa Porchetta, um buffet com comidinhas de boteco: costelinhas BBQ, espetinhos na brasa, kebab, polenta frita, frios e pães artesanais. O menu será vendido por quilo, permitindo que os visitantes experimentem diferentes sabores. Além da gastronomia, a programação inclui: MasterClass de Espumantes com a sommelière Luiza Mazon, abordando os métodos Charmat, Asti e Champenoise e música ao vivo com Jaque Medeiros (voz e violão) e Diego Damázio & Banda.
O evento também contará com o ChamPub Terrara – Sparkling Bar, oferecendo drinks como Mimosa e Bellini, além de espumantes exclusivos da Vigna Mazon a preços promocionais.
Oficina de mosaicos resgata a arte italiana
A programação cultural inclui a conclusão da Oficina de Mosaicos Artísticos, conduzida pelas mestres Marielle e Michelle Bonetti, que apresentarão técnicas clássicas e contemporâneas dessa arte milenar. A oficina integra a agenda do Curso de Introdução à Arte Musiva, que reúne participantes de diversas regiões do Brasil e é financiado pela região italiana de Friuli-Venezia-Giulia, e é promovido pelo Ente Friuli Nel Mondo. “ Essa entidade que promove projetos no mundo inteiro para regiões onde há descendentes de imigrantes friulanos. Então, essa é a oitava edição desse projeto aqui no Brasil, e a gente está fazendo uma viagem teórica sobre o universo desta arte, toda a história e evolução das técnicas”, destaca Michele Bonetti.
Palestra gratuita sobre genealogia
No domingo, 24 de novembro, a Vigna Mazon sediará a palestra “Qual a sua origem?”, com o genealogista italiano Claudio Diacoli, que falará sobre a importância de resgatar as raízes familiares. A atividade, promovida pelo Circolo Friulano de Santa Catarina, é gratuita e aberta ao público interessado em genealogia e cultura ítalo-descendente.
O projeto Italea é uma ação do Ministero degli Affari Esteri que conta com o apoio de diversos genealogistas em toda a Itália e oferece serviços voltados à busca de documentos históricos., tema que Diacoli abordará na palestra que acontecerá em Urussanga no domingo, 24, às 10h, na Vigna Mazon, de forma gratuita.