Sucesso absoluto na segunda edição do Circuito Gastronômico de Concórdia/SC
Por Redação Circuito Turístico/ Silvia Zarbato
Fomentar e fortalecer o turismo na cidade de Concórdia/SC foi um dos objetivos da segunda edição do Circuito Gastronômico. Esta finalidade foi mais do que alcançada. Durante os dias do circuito foram consumidos mais de três mil pratos entre os dias 14 e 08 de maio. Sucesso absoluto segundo a Comissão Central Organizadora (CCO) do evento, que teve como realizadora o Águas do Oeste Catarinense Convention & Visitors Bureau, Associação Empresarial de Concórdia – ACIC e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Concórdia – CDL. Teve o apoio da Prefeitura Municipal de Concórdia, com a participação da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura, da Secretaria de Comunicação e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, do SINDILOJAS, do SENAC, da NSC TV de Chapecó e do Site MELHORES LOCAIS. O patrocínio foi da CRECERTO e dos Vinhos DI TRE.
Em reunião realizada no dia (10), o grupo que integra a CCO apresentou os números e fez uma avaliação de todo o evento com a participação de várias empresas que estiveram oferecendo pratos típicos italianos na segunda edição do circuito.
Os participantes se esmeraram e criaram os pratos especialmente para o circuito dentro do tema proposto que foi a “culinária italiana” e os consumidores puderam degustar pratos deliciosos que evocou memórias e estimulou os sentidos.
O Presidente do Águas do Oeste catarinense Convention & Visitors Bureau, que também faz parte da comissão organizadora, Valdecir Giotto definiu, com satisfação, o sucesso do evento. Segundo ele, na primeira edição, os integrantes do circuito venderam 897 pratos da gastronomia típica alemã. Na segunda edição, o balanço final apontou a venda de 3.060 pratos da gastronomia italiana. “ Não poderia ter sido melhor. Ultrapassou as expectativas até porque havíamos estimado uma venda em torno de 2 mil pratos. Sem contar a movimentação que o evento proporcionou a comunidade de Concórdia”, destacou Giotto.
Além dos pratos foram comercializadas 98 garrafas de vinho, 158 taças e 93 pets de 2 litros de vinho DI TRE, que entrou no patrocínio do evento. Na parte da bebida, a organização entende que as expectativas do patrocinador foram totalmente atingidas. “ Agora é pensar na próxima edição que deve ocorrer em Julho, dentro das comemorações da semana de aniversário do município de Concórdia”, disse Gioto .
No próximo dia 23, vai haver uma reunião do Grupo de Trabalho do Trade Turístico da cidade, que vai acontecer no Parque Estadual Fritz Plaumann, onde será encaminhado junto com a CCO do Circuito e com os representantes do município de Concórdia algumas definições do que será realizado para o evento em julho.
Participaram desta edição do circuito os seguintes restaurantes: Nhac Cozinha e Choperia, 143 BBQ Beerr Garden, Espaço + Caitá , Casa do Malte, Restaurante ABC,Degustare Pizzaria, Galgo Beer House, Di Napule Pizzaria, Restaurante 29 de Julho, Cantina Famiglia Dall’Agnol, 143 BBQ Beerr Garden, Sampa Gourmet,Padaria Lamonato, Armazém Pierina e Espeto Goiano e contou ainda com cinco eventos que foram realizados em datas específicas.
Os valores dos pratos foram bastante acessíveis, R$ 39,00 ou R$ 49,00 reais por prato, os consumidores puderam degustar as delícias da culinária italiana.
Durante o evento, cada consumidor/turista que consumissem ao menos quatro pratos diferentes, em quatro estabelecimentos, ganhava um brinde. Este brinde foi um avental personalizado. “Foram confeccionados 100 aventais onde foram distribuídos aos estabelecimentos participantes. Quando o cliente completava o circuito, ele recebia o avental “, explicou Valdecir Gioto.
Foto : Prato da Cervejaria Alabama: Parmegiana Alabama: porção de filé mignon bovino à milanesa, coberto por molho de tomate rústico e queijo, acompanha batata rústica.