Produção de queijo artesanal cresce no Brasil
Dados do último Censo Agropecuário do IBGE, de 2017, revelam que no Brasil, são produzidas 222 mil toneladas de queijo e requeijão em agroindústrias rurais, em pouco mais de 175 mil estabelecimentos, formados predominantemente pela agricultura familiar. Minas Gerais destaca-se entre os estados com a maior produção de queijo artesanal no país.
Por ser destaque nesta produção, o município de Serro, em Minas Gerais realiza há muitos anos a tradicional Festa do Queijo. Por mais de 300 anos, são transmitidos, por gerações, o modo artesanal e as condições singulares da fabricação do queijo em Serro e região, o que resultou no famoso “ Queijo do Serro”.
O propósito da festa é de valorizar os produtores de queijo artesanal e perpetuar este produto, que rompe fronteiras ganhando prêmios internacionais posicionando-o lado dos melhores queijos do mundo.
Parte do calendário oficial de eventos do município, a Festa atrai, a cada edição, maior número de visitantes de outros Estados e de estrangeiros, encantados por esta tradição gastronômica tri-centenária.
Já consagrada, a festa movimenta o comércio, pousadas e restaurantes, na sede, também nos distritos turísticos de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras.
O evento reúne, com extensa programação, produtores de municípios da região, fabricantes do Queijo Minas Artesanal do Serro. Festival gastronômico, concurso de queijos, feiras, música, além de cursos e palestras dirigidos aos produtores são algumas das atrações.
A Festa do Queijo é realizada pela Prefeitura de Serro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, entre outras entidades que apoiam o evento.
De acordo com matéria publicada no site da Agência Sebrae de Notícias, o analista de Competividade da entidade, Luiz Rebellato, disse que, existe um novo comportamento de consumo que valoriza a qualidade dos alimentos e novas experiências gastronômicas. “Os consumidores estão valorizando muito mais produtos pouco industrializados em lugar de produtos cheio de aditivos e ingredientes artificiais que são comuns nas produções de larga escala.
Há um interesse maior por um produto diferenciado e isso envolve até mesmo o conhecimento da origem do produto e do produtor”, explicou.
Essa mudança de comportamento do consumidor tem se refletido no mercado de queijos artesanais, com o crescimento não somente do interesse pelo produto e do volume de comercialização, como também no aumento de lojas especializadas para a comercialização desse item, criação de rotas gastronômicas por meio do turismo e a presença desses produtos em plataformas digitais.
Segundo Rebellato, esse ciclo virtuoso também inclui a profissionalização do pequeno produtor rural, a regularização da produção e, ainda, a organização da cadeia produtiva. “Observamos que o processo produtivo também vem se aperfeiçoando e inovando para oferecer cada vez mais produtos com características diferentes, a partir de enriquecimento com fungos específicos, processos de maturação e de transformação de cada fazenda”, ressaltou.