Festival gastronômico em Urussanga será realizado este ano
Por Redação Circuito Turístico
Uma das estratégias das entidades dos municípios adotadas para valorizar e divulgar a gastronomia são as realizações de festivais gastronômicos, que acontecem no Brasil de norte a sul. Eles ocorrem, justamente, para a valorização gastronômica no viés cultural de um local como uma maneira de oferta de produto turístico. Esses festivais aproveitam as potencialidades de produtos locais além de ser uma alternativa para aquecer o turismo.
Várias cidades catarinenses estão realizando ou pretendem organizar os festivais gastronômicos, e uma delas é Urussanga, no sul do Estado. Segundo o diretor de turismo da Prefeitura Municipal Luiz Mutzberg, o evento vai ocorrer este ano, mas ainda não foi definido a data.
Em 2021, a cidade sediou a primeira edição do Festival Gastronômico Benedetta Cucina, que iniciou no dia 29 de outubro e foi até 07 de novembro. Ao todo, seis restaurantes da cidade ofereceram pratos típicos especialmente criados para o evento e harmonizados com as cachaças artesanais e os exclusivos vinhos Goethe produzidos no município.
Durante o festival, o público também pode experimentar massas, queijos, carnes, peixes, verduras e legumes frescos, além da tradicionalidade dos embutidos: salame e copa. Promover a cultura de Urussanga através da gastronomia local. Este é o objetivo do primeiro Festival Gastronômico Benedetta Cucina. Cada prato representa a história de Urussanga e resgata a cultura italiana. A iniciativa da edição de 2021 foi do Sebrae, prefeitura municipal, diretoria de turismo e cultura, entidades e setores da gastronomia do município.
Urussanga foi fundada em 26 de maio de 1878, quando chegaram os primeiros imigrantes italianos oriundos das regiões do Vêneto, Lombardia, Friuli e Trentino, todas do norte da Itália. Embora fosse apenas um Núcleo da Colônia Azambuja (fundada em 25 de abril de 1877), Urussanga logo transformou-se no maior centro receptor e distribuidor de imigrantes italianos do sul de Santa Catarina. Atualmente o município é uma forte referência da cultura tradicional italiana no estado, para a qual desenvolve inúmeras atividades culturais com o objetivo de resgatar, preservar e difundir, sempre mais, valores da herança cultural dos seus antepassados italianos.
Neste sentido, Urussanga caracteriza-se pela produção artesanal de referência cultural, danças e canções típicas, saborosa e diversificada gastronomia típica italiana, além de destacar-se na produção de vinhos, espumantes e sucos de excelente qualidade, tendo obtido, inclusive, a primeira IG (Indicação Geográfica) para os produtos da emblemática uva Goethe. Entre outros destaques, Urussanga é conhecida como “Capital Estadual do Bom Vinho”.
Foto: Instagram