Vereadores buscam impulsionar turismo, cultura e economia local com a nova rota
Por: Redação Circuito Turístico/Silvia Zarbato
Os vereadores de Tubarão/SC aprovaram o Projeto de Lei Ordinária Nº 151/2024, de autoria do vereador Dorli Fernandes Rufino (Licão), que autoriza a criação da Rota Turística Circuito das Águas. A proposta tem como objetivo incentivar o turismo, fortalecer a cultura local, promover a preservação ambiental e fomentar o empreendedorismo no município.
A nova rota engloba pontos estratégicos da cidade, incluindo a Rodovia João Alfredo Rosa, que atravessa os bairros Bom Pastor, Guarda Margem Esquerda e Rio do Pouso; a Rodovia Norberto Brunato (SC-390), abrangendo São João Margem Direita, Km 60, Km 63, Guarda Margem Direita e Rio do Pouso; a Rua Nicolau Manoel da Silva, no Caruru; e a Rua Plácido Braz Fernandes, na Guarda Margem Esquerda.
Segundo o texto aprovado, a Rota Turística Circuito das Águas será orientada por princípios que incluem o incentivo ao comércio e ao lazer turísticos, a valorização do artesanato e a geração de novas fontes de emprego e renda, entre outros princípios.
O Projeto de Lei visa a promoção e o desenvolvimento do turismo no Município de Tubarão, por meio da criação da Rota Turística Circuito das Águas. Ao identificar e formalizar áreas de destaque, como as mencionadas vias e bairros, busca-se fomentar o turismo regional de forma estruturada e estratégica, promovendo a valorização da cultura, história, belezas naturais e potencial econômico local. O incentivo ao turismo representa um importante mecanismo de desenvolvimento econômico e social, possibilitando a geração de emprego e renda para as comunidades envolvidas, ao mesmo tempo em que fortalece a identidade cultural do município.
Ao estimular o comércio, artesanato, gastronomia e demais atividades empreendedoras nas regiões compreendidas pela Rota Turística Circuito das Águas, o projeto potencializa a economia local e incentiva a produção associada ao turismo. Além disso, o projeto visa fortalecer a divulgação dos pontos turísticos e a promoção de eventos oficiais, com ênfase em parcerias que possam amplificar o alcance dessa iniciativa. A implementação de mecanismos de educação ambiental e o incentivo à agricultura familiar são elementos essenciais que reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente.
A próxima etapa será a regulamentação da lei.