Evento esportivo atrai turistas para a região sul catarinense movimentando a economia local
Por: Redação Circuito Turístico/Silvia Zarbato
Até domingo, dia 12, a cidade de Criciúma/SC está sendo palco da 39ª edição dos Jogos Escolares, um evento que reune jovens atletas de diferentes escolas do estado em uma celebração do esporte e da competição saudável. A competição, que está ocorrendo nos mais diversos espaços esportivos da cidade, se firmou como uma das mais aguardadas e tradicionais atividades do calendário esportivo local.
Com uma abertura emocionante, no dia 07, o evento contou com a presença de autoridades, professores, pais e estudantes, que se uniram para dar início a mais uma edição dos Jogos Escolares.
A competição realizada pelo Governo Estadual, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), e com a parceria Prefeitura de Criciúma e Fundação Municipal de Esportes, reúne alunos das escolas municipais, estaduais e particulares do Estado.
Os JESC, de 12 a 14 anos, envolvem diretamente, desde a fase microrregional mais de 25 mil jovens, em 16 modalidades esportivas, onde representam 1712 unidades de ensino de 204 municípios catarinenses. Nesta etapa estadual participam 2.192 alunos-atletas, representando 384 unidades de ensino, de 139 municípios catarinenses.
Para se perceber a grandiosidade do evento, nos Jogos Escolares, o Governo do Estado investe mais de R$ 8 milhões, sendo a Fesporte a responsável pela hospedagem, transporte e alimentação das delegações participantes.
Além da busca por medalhas, os Jogos Escolares também promoveram valores como respeito, trabalho em equipe e superação. O incentivo à prática esportiva desde a juventude é uma maneira eficaz de cultivar hábitos saudáveis e fomentar valores importantes para a formação dos estudantes.
Atleta de Armazém/SC
Por: Emerson Teixeira
Nesta etapa estadual participam 2.192 alunos-atletas. Um destes atletas vem do futsal masculino: é Vitor Hugo Fileti Rafael, de Armazém, no Sul do Estado.
O garoto Vitor Hugo Fileti Rafael, da Escola de Educação Básica Monsenhor Francisco Giesber, de Armazém, tem só 13 anos de idade, mas futsal de gente grande. O pivô que tem como principais características força, finalização e faro de gol, tem se destacado nas partidas de futsal masculino que estão acontecendo na Escola Rubens de Arruda Ramos durante o 39º JESC (12-14 anos).
“Participante da escolinha de futsal da sua cidade desde seus sete anos, Vitor Hugo ajuda na marcação, conseguindo ajudar o time na transição ofensiva, dando segurança quando a bola chega ao setor ofensivo da quadra, assim o time podendo chegar ao ataque com qualidade”, explica José Augusto Neves Fraga, o Zeca, seu técnico na competição.
Sobre as duas partidas disputadas ontem, a equipe do técnico Zeca perdeu a primeira por 3 a 1 Colégio Recriarte (Camboriú), às 08 horas, mas conseguiu a recuperação numa confronto difícil contra o Colégio Marista (Criciúma), vencendo por 1 a 0, no duelo das 17 horas.
“Dois jogos muito difíceis, uma chave muito forte na qual caímos na competição. Um revés no primeiro jogo para forte equipe da Recriarte, que implantou um ritmo forte no jogo e assim dificultando para conquistarmos os três primeiros pontos. No segundo jogo conseguimos ser eficiente na marcação, assim criamos um contra-ataque para fazer nosso gol na partida e acendendo a chama de se classificar para as próximas fases da competições e chegar no nosso primeiro objetivo”, conclui Zeca.