O Engenho dos Ferreiras é o ponto de encontro para a diversão, que conta com a participação da personagem Dona Maricotinha, torneio de raspagem de mandioca, além de diversas apresentações culturais.
A farinhada é uma história feita à mão, ensinada de pai para filho. Uma tradição que percorre gerações, e resiste à modernidade, graças à dedicação de pessoas. Para conectar a comunidade às raízes da cidade, a Prefeitura de Garopaba/SC promove a 2ª Festa de Encerramento da Farinhada. O evento busca potencializar o turismo de base comunitária, e está marcado para este sábado (26), a partir das 9h, no Engenho dos Ferreiras, no Campo D’una, região Sul do município – clique aqui (https://maps.app.goo.gl/cdAYPKDDsqUcy4Sf6).
Diversas apresentações culturais estão confirmadas como voz e violão com Daniel Almaoe, Terno de Reis com o Grupo São Pedro e o boi-de-mamão com os alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental Vice-prefeito Cecílio Couto da Silveira. Tem ainda Troca de Ramas, o Torneio de Raspagem de Mandioca, palestras e feira de artesanato. “A programação está bem variada e voltada para um público de diferentes idades. Todas as famílias podem participar, curtir o que nossa cidade tem de melhor: nossa cultura”, ressalta a Diretora de Cultura, Camila Rozette.
Entre as novidades nesta segunda edição, está a demonstração da farinhada, e apresentação de Stand Up Comedy com os casos e causos da personagem Dona Maricotinha. Com um jeito bem típico do litoral de Santa Catarina, a manezinha arranca risadas por onde passa. O destaque também é para o almoço típico, preparado pelos anfitriões do Engenho dos Ferreiras. O cardápio é saboroso e conta com carne assada de panela, galinha caipira, peixe, feijão, arroz, macarrão, aipim, polenta, farofa, variedades de salada. Reservas no WhatsApp 48996455805.
Troca de ramas
Dentro do universo do plantio, existem etnovariedades, que estão diretamente ligadas com o tipo de solo e de clima predominante de cada propriedade. “O plantio da mandioca é realizado com manivas-semente, também denominadas manaíbas ou toletes ou rebolos, que são pedaços das hastes ou ramas do terço médio da planta, com mais ou menos 20 centímetros de comprimento e com 5 a 7 gemas”, explica a guia de turismo, Claudete Medeiros. É por isso que entre os grandes momentos da 2ª Festa de Encerramento da Farinhada está a troca de ramas. Um ato simbólico que contribui para a continuidade da produção tradicional, no município.
Torneio de Raspagem de Mandioca
Outra atração da festança é o Torneio de Raspagem de Mandioca. A disputa ocorre em duplas, sem limite de idade. “É que nos engenhos tem um que bota capote – ação de raspar e retirar a parte do pé da mandioca – e o que raspa o capote”, explica o Diretor de Agricultura, Luiz Henrique Castro. Para vencer, é preciso agilidade. Vence quem raspar a maior quantidade de mandiocas, no tempo pré-determinado. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no dia do evento.
Programação
9h – Abertura Oficial
9h30 – Palestras
12h – Almoço
13h – Apresentações culturais
15h – Vivências de Engenho
18h – Apresentações de Encerramento e Stand Up Comedy “Dona Maricotinha”
Atividades permanentes no evento
• Engenho aberto à comunidade
• Vendas de Produtos de Engenho
• Feira Artesanato
Com informações de Assessoria/PMG