Estátua da santa foi construída na cidade
Por: Redação Circuito Turístico/Silvia Zarbato
Todo o dia de hoje, foi voltado à devoção a padroeira do Brasil “ Nossa Senhora Aparecida”. Em Santa Catarina não foi diferente. Missas foram realizadas e no sul do estado, mais precisamente no município de Treze de Maio, fiéis foram em peregrinação até a comunidade de São João de Urussanga Baixa, onde uma estátua de 13 metros de altura da santa foi construída.
O local atrai visitantes do interior e turistas durante o ano todo, mas se intensifica no dia da padroeira do Brasil.
Moradores da comunidade de São João de Urussanga Baixa, na cidade que abriga a estátua, contam que o movimento começou a se intensificar a partir da década de 80, principalmente durante a Semana Santa.
Uma gruta na pedra, construída em 1969 após a morte de uma devota da Santa, deu início à história de peregrinação em Treze de Maio (SC).
Feita de cimento, a imagem começou a ser erguida em 1998 e levou nove meses para ficar pronta. No monumento também são depositadas ofertas de agradecimento dos peregrinos que sobem o morro em penitência. O acesso à imagem só pode ser feito a pé e é feito, em média, por cerca de 40 mil pessoas no dia da padroeira, em outubro.
A devota Luana da Silva, já foi ao local várias vezes para agradecer à santa. “Sempre que posso eu vou com minha família a localidade e subo o morro até a estátua da santa para agradecer pela nossa vida e renovar a minha fé”, conta a faxineira.
Foto: Luana da Silva e Edilânio Burato