Reunião com especialistas discute diretrizes para implantação de Centro Hidroterápico e fortalecimento do turismo termal no município
As potencialidades do Termalismo Social e do Turismo Termal, reforçando o compromisso de Gravatal/SC em se consolidar como referência nesse setor promissor, foram tema de uma reunião intersetorial realizada nesta semana entre representantes da Prefeitura de Gravatal e especialistas na área.
O encontro contou com a presença do prefeito Clei Rodrigues, da secretária de Turismo Manuela da Rosa, da secretária de Saúde Cristini Ferreira, do arquiteto e mestrando com foco em Arquitetura da Saúde, Douglas Fernandes, e do doutor em Saúde Pública, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e estudioso em Termalismo e Crenoterapia, Fernando Hellmann.
Durante a reunião, foram discutidas diretrizes e estratégias para potencializar os recursos naturais da cidade, como as águas termais, com foco em ações voltadas ao bem-estar social e à atração turística. Um dos principais temas abordados foi a viabilidade e os impactos positivos da construção do futuro Centro Hidroterápico, que será erguido em uma área estratégica do município. O espaço será dedicado a práticas de saúde preventiva e atendimento à população, integrando os benefícios terapêuticos das águas termais com o fomento ao turismo de saúde.
“É um prazer trazer este tipo de conhecimento para Gravatal, que possui tantas belezas e riquezas naturais como a água. A cidade tem grande potencial para oferecer ainda mais saúde à população e àqueles que buscam tratamentos nas águas termais”, destacou o professor Fernando Hellmann.
O prefeito Clei Rodrigues da Silva ressaltou que a iniciativa fortalece a vocação natural de Gravatal.“Temos uma riqueza natural única. Com planejamento, queremos transformar isso em qualidade de vida para os nossos moradores e em oportunidades para a cidade. O Centro Hidroterápico é um sonho que, com o apoio de todos os setores, vamos tirar do papel”, afirma.
A secretária de Saúde, Cristini Ferreira, lembrou que o município já oferece, em parceria com os hoteis locais, banhos terapêuticos nos balneários. “Só vemos benefícios. Vamos seguir buscando alternativas e melhorias para a saúde da população”, complementa.
Próximos Passos
Além de suas belezas naturais, Gravatal possui um manancial termal com águas que jorram a uma temperatura média de 36,2°C, o que reforça o seu grande potencial para o uso terapêutico. Visando atender cada vez melhor a comunidade, a Prefeitura está empenhada em estruturar o projeto de construção do Centro Hidroterápico, que oferecerá tratamentos de saúde baseados nos benefícios das águas termais.
A secretária de Turismo e Lazer, Manuela da Rosa, destacou que o turismo termal ultrapassa o conceito tradicional de lazer. “É uma forma de gerar bem-estar e também desenvolvimento. Estamos empenhados em fazer de Gravatal um destino reconhecido por experiências que unam saúde, turismo e qualidade de vida”, destaca.
Sobre o Centro Hidroterápico
Um Centro Hidroterápico é um espaço especializado em oferecer diversos tratamentos baseados em hidroterapia. Reconhecida por promover alívio de dores, relaxamento e melhora da qualidade de vida, a hidroterapia é uma técnica terapêutica em crescimento no Brasil. Com uma abordagem personalizada e métodos variados, esses centros exercem um papel fundamental na promoção da saúde e no cuidado com o bem-estar físico e emocional da população.











