Comitiva dos Estados Unidos conheceu de perto a tradição centenária que une pescadores artesanais e botos em perfeita harmonia
Legenda de foto:
Grupo da Arizona State University acompanha a pesca cooperativa com botos em Laguna, guiado pelo pescador Safico, referência na prática.Foto: PML.
Laguna/SC recebeu na manhã de sábado, dia 14, a visita de um grupo de estudantes e professores da Arizona State University, dos Estados Unidos, como parte do programa internacional “Human & Wildlife Interactions in Brazil” (Interações entre Humanos e Vida Selvagem no Brasil).
A comitiva composta por sete estudantes e dois professores das áreas de ciências humanas, biologia e medicina veterinária está no Brasil para vivenciar experiências únicas de interação entre humanos e a fauna local. Um dos pontos altos do programa é justamente a observação da tradicional pesca com auxílio dos botos, um fenômeno natural que acontece em Laguna. Durante a visita, o grupo pôde acompanhar de perto essa prática que envolve uma colaboração rara entre pescadores artesanais e botos. O pescador conhecido como Safico, um dos mais experientes da região, esteve presente no local. Ele compartilhou histórias, tirou dúvidas e relatou sua vivência diária com os botos, encantando os visitantes com seu conhecimento e carinho pela atividade.

O programa “Human & Wildlife Interactions in Brazil” é promovido pela ASU por meio de intercâmbio acadêmico de curta duração, com foco em experiências em campo e educação ambiental. Os participantes têm a oportunidade de visitar diferentes regiões do Brasil para compreender a relação entre conservação, cultura e comunidades locais.
A Prefeitura de Laguna, por meio das secretarias de Turismo, Desenvolvimento e Comunicação, deram apoio institucional à visita. O objetivo é reforçar o potencial de Laguna como destino de ecoturismo e educação ambiental, além de valorizar ainda mais a prática da pesca com auxílio dos botos como patrimônio cultural imaterial.
“Receber estudantes de uma das maiores universidades dos Estados Unidos mostra como Laguna desperta o interesse internacional e comprova a importância de preservarmos nossas tradições e nossa biodiversidade”, destacou Bárbara Andreadis, secretária de Turismo.
Discussão sobre este post