União de forças entre poder público e privado para o desenvolvimento da regionalização e desenvolvimento de produtos para nossa região, conhecida como Encantos do Sul
Por: Redação Circuito Turístico/Silvia Zarbato
A EPAGRI e a Instância de Governança (IGR) Encantos do Sul/SC – Conselho Regional de Turismo promovem, no dia 04 de dezembro (segunda-feira), o 1º Fórum Regional de Turismo, juntamente com a Prefeitura Municipal de Tubarão, AMUREL, AMREC, ACIT, SHBRA, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da cidade anfitriã, AMPE, CDL Tubarão, CONTUR Tubarão, Sebrae, Cresol, Fecomércio, SINDICONT Tubarão e Região, AJET, AROMAC, ACIM, SETUR, e o patrocínio de CRESOL, Baly, Eraldo Construções e Suíça Seguradora. O evento ocorre nas instalações da Hangar 737, em Tubarão/SC, com entrada gratuita e vagas limitadas.
Os temas turismo, região, integração, desenvolvimento, oportunidades e troca de experiências visam ser um passo para a construção da região Sul. O evento buscacongregar representantes do setor público e privado, como empresários, bem como profissionais do trade turístico da região, demonstrando de forma tangível a cooperação e união em prol do turismo no Sul de Santa Catarina.
Uma programação rica foi cuidadosamente elaborada e será focada na realidade da região, com experiências e projetos reconhecidos em outras IGRs que podem contribuir no caminho que se tem a seguir. Cada convidado, trará sua experiência e a vivência no turismo.
Segundo o diretor da Encantos do Sul Jefferson Beltrame Lemos, as palestras, irão representar a união de esforços para contribuir com a formação de uma região turística forte e atrativa com produtos e uma política forte como região turística.
O credenciamento no dia 04 vai ocorrer a partir das 8 horas e, às 9 horas, terá início a solenidade de abertura com a presença de autoridades e convidados. Inclusive, várias autoridades participarão como palestrantes. Logo em seguida, iniciará a apresentação dos temas/painéis, são eles: Reposicionamento do Turismo Catarinense como Produto, Explorando Desafios e Oportunidades na Infraestrutura em uma Região, Planejamento e Transformação Turística com a Implantação de Equipamento na Cidade, Turismo em Foco: Conhecendo o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da AMREC, Experiências de Turismo Regional e Integrado: O Case da Costa Verde&Mar, Políticas Públicas e Governança Turística no Sul de Santa Catarina, Geoparque Cânions do Sul: Integração Regional e Desenvolvimento Sustentável através do Turismo, Atuação e Diretrizes da Epagri, Rota Caminhos e Sabores, Turismo Rural e Agroindústria: Nova Veneza, Resgate Histórico da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina, Cresol no Mapa do Turismo – Oportunidades de Crédito e Soluções Financeiras, Produto Turístico na Prática com Rota da Baleia Franca: Case de Sucesso ou Produto Turístico Fracassado e Turismo Ferroviário e seu Papel na Integração Regional.
Epagri
A Epagri é também organizadora do evento, e para a extensionista social do órgão, Eloísa Rovaris Pinheiro, o Fórum buscará fazer a integração regional dos 30 municípios, entre setores públicos e privados, mostrando todo o potencial que a região tem em todas as áreas do turismo. “Somos uma região entre Serra e Mar, onde muitos destes municípios são de origem agrícola, e desta forma, buscaremos mostrar no painel que apresentaremos qual atuação da Epagri no Turismo Rural e algumas experiências já trabalhadas”, informou.
A união do poder público e privado na construção do turismo do Sul de Santa Catarina também foi destacada pela extensionista. Segundo ela, praticamente todosos municípios desenvolvem ou têm potencial para o turismo, sejam iniciativas públicas ou privadas, mas muitas vezes de forma isolada, ou necessitam de apoio regional para que aconteça de forma mais organizada e sustentável. “A retomada da IGR Encantos do Sul pode ser o elo para que essa integração aconteça”, afirmou.
A Epagri desenvolve trabalho na área de Turismo Rural, apoiando agricultores a se transformarem em empreendedores nesta área, diversificando a renda e oferecendo serviços, experiências e produtos de valor agregado aos visitantes. Está presente nos 30 municípios da região da IGR Encantos do Sul, com os escritórios municipais, tendo ainda duas Gerências Regionais, em Tubarão e Criciúma, e dois Centros de Treinamento (CETUBA – Tubarão e CETRAR – Araranguá). “Entendemos que o turismo rural, assim como as demais áreas do turismo, necessita de parcerias e integração público-privada, e a convite da IGR Encantos do Sul, somos parceiros na realização deste evento que busca essa integração”, destacou Eloísa.
No Fórum, o foco da Epagri será mostrar as áreas de atuação do órgão no Turismo Rural e o apoio que a Epagri pode dar aos municípios e empreendimentos rurais. “Traremos algumas experiências de trabalhos que apoiamos nesta área”, informou.
Inscrição para participar do Fórum
Para fazer a inscrição, basta acessar o site https://encantosdosul.org.br/forum/ e fazer o cadastro gratuito.
A função da IGR engloba o processo de integração regional, que envolve o planejamento e a construção do desenvolvimento turístico na região. A IGR desempenha um papel central na discussão e implementação de estratégias relacionadas à temática da regionalização no âmbito do turismo. A IGR trabalha no desenvolvimento da regionalização, que engloba diversos segmentos, incluindo o ambiental. “É nesse contexto que precisamos direcionar nossos esforços”, explicou Lemos.