Produtos nacionais são sucesso no evento e ajudam a contar a história de cada região do país. Santa Catarina está mostrando seus produtos turísticos
A gastronomia também foi destaque no Salão do Turismo: Conheça o Brasil, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 8 e 11 de agosto. Um espaço inteiro voltado para produtores de chocolates, vinhos e cachaças foi montado em um dos pavilhões.
Sucesso entre o público, o local ofereceu experiências gastronômicas e abriu espaço para a divulgação do trabalho de produtores. Nos estandes, visitantes puderam degustar as delícias produzidas em várias partes do país. Santa Catarina também apresentou diversos produtos turísticos. Os visitantes puderam degustar vinhos, cachaças, licores, energéticos como os produzidos pela Baly, chopp artesanal, cervejas, rum de banana, queijos, doce de leite, queijo artesanal de ovelha, linguiças, chocolates, bolachas da Fluss Hauss, pimentas diferenciadas e outros produtos típicos.
O chocolate é um grande atrativo turístico em diversas regiões, e essa delícia do nosso país não poderia ficar de fora do Salão do Turismo. O público pôde conhecer o chocolate Bean to Bar; um tipo artesanal que, desde a amêndoa integral do cacau até a barra de chocolate, é feito sem segmentação de processos nem aditivos artificiais. A iguaria se tornou um produto muito procurado em feiras turísticas e possui características típicas de cada estado em que é produzido. O grupo de empreendedores que marcou presença no Salão é credenciado pela Associação Bean to Bar Brasil.
Uma das produtoras presentes é Ariana Silva Ribeiro, goiana de 38 anos. Há quatro anos a engenheira decidiu mudar de vida e se dedicar a essa paixão. Ela criou a C’Alma Chocolate – do Grão à Barra e hoje tem uma fábrica que já emprega oito pessoas. O chocolate que ela produz já foi premiado pela Academy of Chocolate de Londres.
“Pesquisava sobre chocolate artesanal e, quando conheci o Bean to Bar, me apaixonei. A ideia era entregar sabores inusitados para as pessoas. Fiz um curso e comecei fazendo para a família e para os amigos e, aí, fui crescendo. Hoje, revendemos, participo de feiras e temos uma loja com cafeteria. É um sonho realizado. Deu tão certo que duas das nossas barras já ganharam prêmio em Londres. Uma delas tradicional da nossa região, a Pastelinho de Goiás, um sabor inspirado na sobremesa típica que tem uma massa crocante, doce de leite e canela”, conta Ariana.
Já a cachaça, patrimônio cultural do Brasil, também ajuda a impulsionar a economia de estados e municípios, sendo destaque internacional. O produto é um importante atrativo turístico e também foi sucesso no Salão do Turismo, atraindo diversos expositores. No espaço do evento dedicado à bebida, todos os produtores são da Associação Nacional dos Produtores e Integrantes da Cadeia Produtiva e de Valor da Cachaça de Alambique (ANPAQ).
A tradição dessa bebida está há seis gerações na família de Ademir Caetano, da Cachaça Germana de Nova União, em Minas Gerais. O negócio começou com seu bisavô e hoje eles exportam para 14 países. A fazenda onde cultivam a cana-de-açúcar também é um espaço turístico. Um dos irmãos de Ademir é responsável por contar aos visitantes a história da família e explicar a cadeia de produção da cachaça.
“Somos seis irmãos, que cuidam do negócio da família. Eu costumo dizer que, para vender a cachaça, a gente precisa vender a história. A história do produto, da tradição e do lugar. Se não tiver uma história, não vende. A nossa cachaça tem um diferencial. Ela é embrulhada na palha da banana e existe uma história por trás. E do nosso nome (Cachaça Germana) também. Meu pai era tropeiro, e Germana era o nome da dona de uma venda onde ele sempre parava nas viagens. A cachaça é totalmente ligada ao turismo. Esse é um evento importante, que ajuda a dar visibilidade ao nosso trabalho”, explicou Ademir.
SOBRE O EVENTO – A 8ª edição do Salão do Turismo é realizada pelo Ministério do Turismo e acontece no Riocentro (RJ), acontece até hoje, dia 11, no Rio de Janeiro. Evento começou dia 08.
O evento conta com as parcerias do Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae Nacional, Sesc, Senac, Governo do Estado do Rio de Janeiro (via Secretaria de Estado de Turismo) e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (via Secretaria Municipal do Rio de Janeiro).