Parceria entre poder público e trade turístico impulsiona a permanência de Balneário Arroio do Silva no Mapa do Turismo Brasileiro
Observando os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo, a Secretaria de Turismo de Balneário Arroio do Silva mantém a cidade no Mapa do Turismo Brasileiro. O Mapa é uma ferramenta que reúne municípios com vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens. Objetivo é contribuir para o desenvolvimento do turismo local.
A secretária de Turismo e presidente do Conselho de Turismo, Itaionara Recco explica que o cadastro é atualizado anualmente e para integrar o Mapa é preciso seguir alguns critérios, como ter registros no Cadastur e ter o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) ativo e com ações realizadas. “Tralhamos em conjunto, poder público e trade turístico definindo e executando ações para desenvolver o turismo na nossa cidade, assim nos mantemos no Mapa, um pré-requisito dos municípios que trabalham com turismo”, reforça.
Na segunda-feira, 1, foi realizada a primeira reunião do COMTUR do ano que teve como pauta a validação do município no Mapa do Turismo, uma avaliação da temporada de verão 2023/2024 e a apresentação de dois produtos turísticos do município. A Cavalgada na Praia, saindo do Centro da cidade até a plataforma, oferecida pela operadora turística Estância do Litoral e a canoagem na Lagoa do Caverá, produto ofertado pela Proasul, são comercializados no município e o Conselho de Turismo pode conhecer as ações desenvolvidas. “São produtos que são vendidos o ano todo e que reforçam a vocação turística do nosso município”, completa Itaionara.