Decisão judicial impede a realização do evento, que há mais de três décadas movimenta a economia local
A Prefeitura de Balneário Arroio do Silva/SC informou hoje,dia 07, que, em estrito cumprimento à decisão judicial, a Arrancada de Caminhões 2025 não será realizada este ano. A medida segue a exigência de elaboração do licenciamento ambiental (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA), o que impossibilita a realização da 33a edição. Nas edições anteriores, a licença exigida era a EAS.
A Administração Municipal trabalhou incansavelmente para tentar reverter a situação e garantir a realização da tradicional Arrancada de Caminhões, evento que ocorre há mais de 30 anos e é conhecido mundialmente. A competição é um dos maiores atrativos turísticos da cidade, atraindo milhares de visitantes e movimentando significativamente a economia local.
Apesar dos esforços, a Prefeitura não conseguiu viabilizar o evento em 2025.” A decisão sensata foi não realizar o evento em cumprimento a decisão judicial. Sempre trabalhamos dentro da lei, o evento sempre foi licenciado e dentro da legalidade, mas a justiça solicitou uma licença mais completa. Vamos continuar lutando para que o evento retorne a ser realizado em 2026”, disse o prefeito Evandro Scaini, em coletiva à imprensa. O evento era sempre realizado na segunda semana após o carnaval.
A Prefeitura reiterou seu compromisso com o cumprimento das decisões judiciais, reforçando a importância de respeitar as normas ambientais e o Estado Democrático de Direito.
Competição automotiva
A competição automotiva é a única do gênero no mundo realizada à beira mar. O evento atrai caminhoneiros, pilotos e amantes da adrenalina e da velocidade. A Arrancada de Caminhões é realizada duas semanas após o carnaval, reúne mais de 200 mil pessoas e é o evento que marca o encerramento da temporada de verão. É realizado no Parque da Arrancada.
Discussão sobre este post