Primeira colheita aconteceu sábado, dia 01 de abril
Por: Redação Circuito Turístico/Silvia Zarbato
Foi dada a largada para a temporada do pinhão na serra catarinense. No sábado, dia 01 de abril aconteceu, oficialmente, no Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, a colheita do pinhão, conforme determina a legislação ambiental e, portanto, foi marcado, simbolicamente, a debulhada da primeira pinha, feita pelo prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e contou também com a participação de moradores e turistas, que vieram em busca da saborosa semente. Semente que é o símbolo da região e cada vez mais procurada como iguaria.
Além de ser um símbolo da região, o pinhão também é um ingrediente muito valorizado na gastronomia local. Restaurantes e empresas de alimentação utilizam a semente como diferencial no preparo de diversas receitas, o que aumenta ainda mais sua procura.
A colheita do pinhão em Lages/SC é uma tradição que atrai turistas de todas as regiões do país. Além de proporcionar momentos de lazer e diversão, a colheita representa uma importante fonte de renda para a população local e um incentivo ao desenvolvimento econômico da região.
De acordo com dados coletados no site da prefeitura de Lages, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), realizou um levantamento, são colhidas na região da Serra, anualmente, aproximadamente sete mil toneladas da fruta-semente, envolvendo, diretamente, 900 famílias nesta atividade econômica – em torno de R$ 7 milhões de movimentação com a comercialização, uma catapulta ímpar na vida socioeconômica dos produtores. Para a safra de 2023, estima-se uma colheita com sementes de boa qualidade, no entanto, em menor quantidade do colhido em 2022. Todavia, por ser uma estimativa, a realidade poderá ser surpreendente, a exemplo do ocorrido no ano passado, quando registrou-se, na abrangência da Amures, em torno de oito mil toneladas colhidas, diante de uma previsão de colheita flutuante de seis a sete mil toneladas.
A semente leva de 24 a 30 meses para se desenvolver e amadurecer. E, neste tempo, fenômenos climáticos, tais como vendavais ou prolongadas estiagens, podem interferir na produção.
Paralelamente a este evento, está acontecendo o Festival da Colheita do Pinhão, com diversas atrações.
Durante este mês, o Festival Colheita do Pinhão contará com o Festival Gastronômico Colheita do Pinhão, desenvolvido por Gastronomia de Lages, Associação Empresarial de Lages (Acil) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, uma integração de 20 estabelecimentos gastronômicos de Lages (bares, lanchonetes, cafeterias, chocolaterias e restaurantes), ao servirem a sua clientela, diariamente, pratos típicos à base de pinhão. Os empreendimentos culinários engajados no Festival são os seguintes: Galpão Gaúcho, Bistrô, Bistrô Garden, Bom Apetite, American Place, Boka’s Serrano, Dompi, Dindo’s Lanches, Burguer da Joca, Viva Burguer, Jimmy Burguer, Garage Pizza Delivery, Burts Food, Jenifer’s Doces – Fast Cake, Casa de Vó, Forno Santa Fé, Café Brasil, Café Catedral, Caracol Chocolates e Lagos de Gramado Chocolates Artesanais.
Outro ponto especial do Festival Colheita do Pinhão será o Concurso Gastronômico Colheita do Pinhão, com julgamento de pratos e a grande final para 30 de abril, na Chef Gourmet Escola de Gastronomia. As inscrições de receitas, tanto para chefs amadores, quanto profissionais, estarão abertas de 1º a 15 de abril.
O Festival Colheita do Pinhão terá também a participação de sete cervejarias artesanais de Lages, onde o público poderá consumir a bebida com os deliciosos pratos à base de pinhão.
Em hotéis fazenda serranos, vai acontecer experimentações. Almoço excepcional será servido e degustado em quatro ícones de turismo rural de Lages. No dia 8 de abril (almoço – Hotel Fazenda Pedras Brancas – homenagem a Júlio Ramos); 15 de abril (almoço – Fazenda Cavalhada – Coxilha Rica); 21 de abril (almoço com “entrevero” de pinhão – Rancho Recanto Nativo – Lambedor); 26 de abril (jantar – Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo), e 30 de abril (almoço – Restaurante Carne, Sal e Brasa – Hotel Fazenda Lago Di Venezia).
Este evento é uma prévia para a 33ª Festa Nacional do Pinhão, que acontecerá de 2 a 11 de junho de 2023, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages/SC.
Fotos: Toninho Vieira e Fabrício Furtado