Com atrações gratuitas e programação diversificada, a feira une literatura, cinema, música e arte em um evento ao ar livre, que também integra a 23ª Mostra Lutz e a 3ª edição do Festival Internacional de Cinema de Garopaba (FICA)
Com o tema “Leitura Verde: transformando palavras em ações sustentáveis”, a 10ª da Feira do Livro de Garopaba acontece até sábado, dia 9. Realizada pela Prefeitura de Garopaba, esta edição é especial, feita em conjunto com a 23ª Mostra Lutz e com a 3ª edição do Festival Internacional de Cinema de Garopaba (FICA). Diferente dos outros anos, o evento literário está realizado ao ar livre, na Praça Governador Ivo Silveira, para facilitar o acesso à feira. O evento começou dia 05, terça-feira. “Uma forma de tornar a feira aberta e acessível a toda comunidade e alcançar outros públicos, além dos estudantes das escolas municipais”, destaca a secretária de Educação e Cultura, Fernanda Alves Candido.
Ao todo, são cinco dias repletos de atividades gratuitas. Artistas locais cantam na abertura composições autorais, e as atrações musicais são com os cantores Alan Space, Tiago Bazuka, Cristina Fernandes, Karen Rosa e banda Toca Canto Cultural, enquanto as apresentações teatrais com as escolas municipais, LAB Cia Teatral, Grupo Cultural Rebuliço, CAPS e o IFSC Itajaí. Tem ainda o lançamento dos livros das escritoras Solange Raquel Weber, Jucimere Terezinha Lopes, Anamaria Pereira Moreira, Silvia Regina Mees, Taynara Coelho de Andrade e Blaíra Teixeira Dall’Igna. “Nossa programação é diversificada, com nossos talentos da cidade. Buscamos sempre valorizar a arte produzida aqui, na nossa terra”, completa a diretora de Cultura, Camila Rozette.
Para as crianças que adoram truques, o Mágico Clow Chimichuri promete um espetáculo à parte de ilusão e risada, assim como os saraus poéticos com o Coletivo Mulheres que Escrevem e com a Academia de Letras. Para quem busca aprimorar o conhecimento, o convite é para participar das oficinas de colorir com a professora Anahi Cruz, de desenho com a ilustradora Gisele Frank, de escrita com a escritora Valdiria Thorstenberg, e de literatura com a presidente da Academia de Letras Garopaba Cláudia Russo. Todas as atividades não precisam de inscrição prévia. Basta ir ao local no horário marcado da oficina.
3ª Festival de Cinema
E para os amantes do cinema, o Fica Garopaba estará com exibição de curta metragens e sessões de filmes ao longo da 10ª Feira do Livro. Entre as obras cinematográficas que serão exibidas estão “A flor de Buriti, “Eglê”, “Paradiso XXXI, 108” e “Pequeno Saara”, sendo que alguns contam com produção da Cia Garopaba Atitude. O objetivo do Fica é democratizar o acesso e exibir gratuitamente filmes de temáticas socioambientais, e ainda promover um amplo debate com foco no desenvolvimento sustentável. Conheça mais em @fica.garopaba.
23ª Mostra Lutz
Neste ano, a 10ª Feira do Livro será realizada também em conjunto com a 23ª Mostra Lutz, que é o resultado do programa de Sensibilização e Educação Socioambiental Prof. José Lutzenberger. Com a participação de mais de 28 escolas de Garopaba, o evento destaca a importância da gestão de resíduos sólidos, abordando desafios e soluções. Em 2024, o tema ‘Resíduos em Foco: Deixando uma marca verde no caminho do tempo’ nos convida a refletir e agir pela sustentabilidade”. A partir da temática, cada unidade escolar produziu materiais para expor ao longo da mostra. Conheça mais em @mostralutz.
Concurso de Desenho
A 10ª edição do Concurso de Desenho da Feira do Livro de Garopaba, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura, é uma iniciativa que busca estimular a criatividade dos estudantes da rede municipal. O concurso incentiva a expressão artística por meio de técnicas de desenho trabalhadas em sala de aula, alinhando a linguagem visual com a escrita e o conhecimento literário. Este projeto ainda promove uma conexão direta com a Feira do Livro, tornando-os co-criadores do evento, ao incentivar produções artísticas e selecionar um desenho para inspirar a identidade visual da feira.
O desenho selecionado deste ano foi do estudante Mathias Prudente Alves, orientado pelo professor responsável Júnior Laurentino, da 5ª01 do Centro de Edcuação Municipal Vice-Prefeito Cecílio Couto Silveira. O processo de seleção envolveu uma comissão formada por servidores da SMEC e professores de Arte da Rede Municipal de Ensino, que avaliarão a originalidade, qualidade técnica e coerência temática de cada trabalho. “O concurso, além de ser um estímulo à produção artística, também valoriza o talento dos nossos alunos e reforça o compromisso do governo com a educação e a cultura local”, destaca o prefeito de Garopaba, Junior Abreu.
Programação Completa
Conheça a programação completa da 10ª edição da Feira do Livro. Clique aqui.