Festa acontece de 14 a 18 de janeiro no bairro Tiradentes e marca a inauguração do novo acesso à igreja centenária, fortalecendo a religiosidade e a cultura local
Gravatal/SC vive na próxima semana, entre os dias 14 e 18 de janeiro, a realização a 19ª edição da Festa em honra a São Sebastião, no bairro Tiradentes. Consolidada como uma das celebrações religiosas mais tradicionais do município, a festividade deste ano ganha um significado ainda mais especial com a entrega oficial da obra de pavimentação do acesso à igreja centenária.
Marcando uma importante conquista para a comunidade local, a entrega ocorre na quarta-feira, dia 14 de janeiro, às 18h30. Já as 19h30, haverá missa no local.
“A melhoria no acesso à igreja representa mais conforto, segurança e dignidade para os fiéis e visitantes que participam das celebrações ao longo do ano, especialmente durante o período da festa, quando o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente. A obra também reforça o compromisso do município com a valorização dos espaços religiosos e culturais que fazem parte da história de Gravatal”, diz o prefeito Clei Rodrigues.
A obra contempla a pavimentação, sinalização, passeio público e outras melhorias como o embelezamento com flores. O investimento é de R$ 394 mil, por meio de recursos de emenda estadual. A pavimentação traz ainda mais beleza para a Igreja de São Sebastião, erguida em 1881.
Neste ano, a festa é organizada pela família de Bento Serafim Fernandes. A programação reúne momentos de espiritualidade, cultura e confraternização. Estão previstas missas especiais, procissão, cavalgada, quermesse, arremates, apresentações musicais e o tradicional bingo, atraindo fiéis, moradores e visitantes de diferentes regiões.
A abertura oficial ocorre neste domingo, 11 de janeiro, às 19h, com Santa Missa no Santuário Coração de Jesus, quando também acontece a apresentação e a bênção dos festeiros.
Durante a semana, a Igreja São Sebastião recebe celebrações com bênçãos da saúde, do sal, da água e das ervas medicinais, reforçando o caráter devocional da festa. Um dos momentos mais aguardados acontece na sexta-feira, 16 de janeiro, com a tradicional procissão motorizada, às 19h, seguida da Missa em honra ao padroeiro, às 19h30. Na sequência, a quermesse movimenta o Salão Paroquial, com serviço de cozinha, roleta, arremates e música ao vivo.
O encerramento será no domingo, 18 de janeiro, com a missa solene às 10h, presidida pelo pároco Padre André Borges da Silva. Na ocasião, também será feito o anúncio dos festeiros de 2027. Após a celebração, a comunidade participa do tradicional almoço festivo, momento de confraternização que simboliza a união entre fé, cultura e convivência comunitária.










