Vila de Natal, Alameda Gastronômica e Casa do Papai Noel impulsionam o artesanato, o comércio e a experiência dos visitantes até 6 de janeiro
Após reunir mais de 2 mil pessoas na abertura do Natal Nas Águas, Gravatal mantém uma programação especial para moradores, turistas e visitantes, com serviços ampliados que impulsionam o comércio, o artesanato e a gastronomia local. A Secretaria de Turismo e Cultura informa que a Vila de Natal abriga a exposição de produtos artesanais da Feira das Águas, na Avenida Pedro Zapelini, de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h.
O espaço reúne uma diversidade de produtos que valorizam a cultura e o talento de artesãos locais. Entre as opções, estão itens de agricultura familiar, peças artesanais, decoração natalina, peças em macramê, enxoval, utilitários domésticos, cosméticos naturais e brinquedos educativos, além de pães, doces, salgados e bebidas artesanais.
A poucos metros dali, outro ponto de encontro atrai moradores e viajantes: a Alameda Gastronômica, na Rua Francisco Knabenn, formada por diversos foodtrucks que oferecem opções variadas de lanches e refeições. O espaço funciona aos sábados e domingos, das 10h às 22h, com possibilidade de estender o horário em dias que contam com atrações previstas na programação do Natal Nas Águas. Ao lado, a Rua Coberta abriga a Casa do Papai Noel, instalada em um cenário temático que encanta famílias e garante fotos e boas lembranças em meio à decoração natalina.
A programação segue até 6 de janeiro e é totalmente aberta ao público. Para quem visita Gravatal em família ou com amigos, os espaços temáticos se consolidam como opções de lazer e de contato com a cultura local durante a temporada.
Segundo a secretária de Turismo e Cultura, Manuela da Rosa Gomes, a Vila de Natal foi planejada para fortalecer o turismo e estimular o funcionamento do comércio durante o período. Ela destaca que o modelo segue referências de cidades brasileiras e internacionais que utilizam espaços temáticos como estratégia de movimentação econômica.
Os primeiros resultados já são perceptíveis. A chegada do Papai Noel, por exemplo, aumentou o fluxo de visitantes, resultando em restaurantes cheios e média de ocupação hoteleira de 78%, com expectativa de crescimento nas próximas semanas. “A cidade está decorada e com uma programação intensa, pronta para receber quem deseja viver a experiência única que é o Natal nas Águas”, afirmou.
O Natal Nas Águas 2025 é apresentado pelo Ministério da Cultura, com realização da Prefeitura Municipal de Gravatal através da Secretaria de Turismo e Cultura e COMTUR, CDL de Gravatal e Governo Federal. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.












