Apoios de entidades ressaltam a união entre o setor público e privado na promoção do turismo no Sul de Santa Catarina com a realização do evento, dia 05 de novembro
A união entre a iniciativa privada e o setor público é essencial para o desenvolvimento estratégico do turismo regional, garantindo que o potencial de cada município seja explorado de forma integrada e eficiente. Esse alinhamento permite a criação de projetos colaborativos, promove a profissionalização do setor e assegura investimentos em infraestrutura e serviços.
Com o apoio de ambos os setores, o 2º Fórum Regional de Turismo, uma realização da IGR Encantos do Sul, AMUREL, AMREC,EPAGRI, SEBRAE, SESC, UNESC e SENAC, correalização da ACIC e ACIT e apoio e participação do Governo Federal/MTur e Governo de Santa Catarina/Setur, ganha ainda mais força, buscando soluções inovadoras e promovendo a valorização das vocações turísticas regionais. O evento, que vai acontecer no dia 05 de novembro, no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma/SC, simboliza esse compromisso e é uma oportunidade de fortalecer o turismo e a economia na região Sul de Santa Catarina.
Reconhecendo a importância do 2º Fórum Regional de Turismo, algumas lideranças compartilharam seu apoio e expectativa para o evento, destacando o valor dessa união para o avanço do turismo regional do Sul de Santa Catarina.
AMREC
A presidente da AMREC e também prefeita de Lauro Muller, Saionara Correa de Carvalho Bora, disse que a região Sul se destaca em diversos aspectos, e o turismo tem ganhado cada vez mais relevância em vários municípios. Até recentemente, esse setor econômico permanecia um tanto adormecido em nossa região. É de conhecimento geral que para desenvolver o turismo é preciso colaboração e trabalho em equipe; além disso, o turismo deve ser apartidário, pois apenas dessa forma consegue-se engajar todos os envolvidos. “O Fórum de Turismo vem fortalecer esse setor regional com a promoção da IGR que desempenha um papel fundamental na integração dos municípios.
A AMREC é composta por 12 municípios, e todos eles possuem atrações turísticas, seja por suas belezas naturais ou pela infraestrutura disponível. É essencial destacar constantemente o que há de melhor em nossa região para atrair visitantes e, mais do que isso, fazer com que eles permaneçam por mais tempo, aproveitando tudo o que temos a oferecer.
É necessário mudar alguns paradigmas, e um deles é encarar o turismo como uma importante fonte de emprego e renda”, afirma a prefeita e presidente da AMREC, Saionara Correa de Carvalho Bora.
UNESC
A Unesc, enquanto universidade comunitária, conforme destaca a Reitora da Unesc, Prof. Luciane Bisognin Ceretta, tem o compromisso de impulsionar o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável. O turismo, nesse contexto, é uma das bandeiras estratégicas que abraçamos com convicção. Reconhecemos o papel essencial da IGR Encantos do Sul em consolidar iniciativas que conectem o setor público e privado, materializando um ecossistema turístico integrado e cooperativo.
“Com uma imensa riqueza natural e cultural, nossa região necessita de uma abordagem planejada e articulada para que possamos transformar esses recursos em experiências significativas para os visitantes. Mais do que apenas atrair turistas, precisamos estruturar nossa oferta, promover uma identidade regional coesa e criar oportunidades de crescimento para todos os envolvidos”, contextualiza a Reitora.
A realização do 2º Fórum Regional de Turismo, com o apoio da Unesc, reforça a importância de eventos como esse, que fomentam o diálogo entre diferentes atores do turismo e ampliam as estratégias de desenvolvimento sustentável. A Unesc, por meio do Integratur, o laboratório de turismo que já está instalado no CRIO – Centro de Inovação de Criciúma, está à disposição para colaborar com a IGR Encantos do Sul e outras iniciativas, sempre com o foco em fortalecer o turismo regional, valorizar a nossa identidade regional e conectar o Sul de Santa Catarina ao cenário global, esclarece a Reitora.
O papel da Unesc no processo de parceria com a IGR Encantos do Sul é essencial para promover o desenvolvimento regional sustentável por meio do turismo. Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Prof. Gisele Coelho Lopes, “como universidade comunitária, a Unesc atua como um elo estratégico, fornecendo apoio técnico, acadêmico e institucional para iniciativas que busquem fortalecer o turismo na região Sul de Santa Catarina”, destaca.
Ainda acrescenta a Pró-Reitora, “a Unesc contribui de várias maneiras, como por meio da pesquisa e da inovação, especialmente por meio de seu laboratório de turismo, o Integratur, instalado no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO). Essa parceria permite o desenvolvimento de projetos voltados para o planejamento turístico, a capacitação de profissionais do setor, a promoção de práticas de turismo sustentável e a criação de estratégias que melhorem a experiência dos visitantes, sempre com foco na preservação do patrimônio natural e cultural da região, à exemplo do sistema de geolocalização de todo o trade turístico que estará na palma da mão para os visitantes”.
Além disso, a Unesc ajuda a articular o diálogo entre o setor público, privado e acadêmico, promovendo a integração entre os diferentes atores do trade turístico. Ao apoiar eventos como o 2º Fórum Regional de Turismo, a universidade fortalece a troca de conhecimentos, fomenta novas parcerias e incentiva ações conjuntas que potencializam o turismo regional, ajudando a colocar a região Sul em destaque como destino turístico de qualidade e sustentabilidade, destaca a Gisele.
Essa colaboração, portanto, vai além da simples realização de eventos: envolve o compromisso com a inovação, a formação de lideranças no setor turístico e a criação de soluções práticas e estratégicas que beneficiam toda a comunidade regional, conclui a Pró-Reitora Gisele.
Deputado estadual
Para o deputado estadual e prefeito eleito de Tubarão, Estêner Soratto Júnior, eventos como o 2 Fórum Regional de Turismo, permitem a identificação de desafios e oportunidades, além de fomentar a colaboração entre as cidades da região. “ A atuação da IGR é essencial para promover a integração regional. Contem comigo para desenvolver o turismo regional”, declara o deputado.
ACIC
A Acic apoia o 2º Fórum Regional de Turismo porque entende a importância desse segmento para o crescimento e o desenvolvimento econômico de Criciúma e do Sul do Estado.
Segundo o presidente da entidade, Valcir José Zanette, entre as diversas bandeiras defendidas pela entidade está o fortalecimento do turismo e que isso somente será possível se for tratado de forma regionalizada e integrada. “Hoje, temos esforços individuais, cada município trabalhando de uma forma, mas vemos no associativismo uma prova contundente que o trabalho conjunto, colaborativo, envolvendo diferentes atores e iniciativas, consegue chegar a resultados muito mais positivos. Esperamos que o evento seja um passo decisivo para essa união de esforços e resulte em ações que possam promover o turismo de forma coordenada, organizada, integrada e eficiente”, declara Zanette.
Sebrae
Para o diretor do Sebrae Regional Sul, João Alexandre Guze, a IGR Encantos do Sul tem um papel fundamental na regionalização do turismo, pois promove a integração entre as diversas cidades e atrativos turísticos da nossa região, a IGR também facilita a cooperação entre o setor público e privado, criando um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável do turismo regional. “ Esse modelo de governança permite que diferentes atores trabalhem de forma coordenada para a valorização dos destinos locais, o que fortalece tanto a identidade turística regional quanto a competitividade no mercado”, afirma.
A parceria com o Sebrae nesse processo, de acordo com ele, é estratégica, pois oferece suporte técnico e capacitação às iniciativas locais, potencializando a qualidade do turismo em toda a região. “A realização de eventos como o 2º Fórum Regional de Turismo é de extrema relevância, pois além de promover o diálogo entre os players, também proporciona um espaço para a troca de experiências e boas práticas, estimulando a inovação e o crescimento do setor. Com iniciativas como essa, o SEBRAE reafirma seu compromisso em promover um turismo regional integrado e sustentável, gerando benefícios para toda a cadeia produtiva e para as comunidades locais”, afirma Guze.
ACIT
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Tubarão (ACIT) ,Alexsandro da Cruz Barbosa, ressaltou a importância de unir forças entre o setor público e privado para o fortalecimento do turismo regional. Ele destacou que a participação ativa da IGR Encantos do Sul, que possui apoio tanto do Ministério do Turismo quanto da Secretaria de Turismo de Santa Catarina, será fundamental para a construção conjunta de um planejamento estruturado para o setor.
No 2 Fórum Regional de Turismo que vai acontecer dia 5 de novembro, no teatro Elias Angeloni, em Criciúma, o presidente declarou que a ACIT e outras entidades parceiras estão apoiando o evento. “A ACIT, junto com as demais entidades, será uma parceira nesse processo, pois a união de todos os setores permite coordenar esforços, trabalhar em conjunto e promover o crescimento”, enfatizou.
Para o presidente, o evento será essencial para consolidar uma visão conjunta para o turismo em toda a região Sul. “Com certeza, esse encontro será um marco para o desenvolvimento do turismo regional e o fortalecimento de nossa região, sempre em parceria com as instituições que compartilham do nosso objetivo de crescer juntos”, conclui.












