Município foi destaque no ranking elaborado pela Austin Rating, publicado pela Revista Veja Negócios
Com um século de desenvolvimento, Criciúma/SC segue consolidando sua trajetória como referência em inovação, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. O município conquistou, mais uma vez, reconhecimento nacional no ranking elaborado pela Austin Rating, publicado pela Revista Veja Negócios, garantindo reconhecimento entre as 50 melhores cidades do Brasil para se viver. Criciúma obteve desempenho de destaque em diversos pilares avaliados, ocupando posições expressivas no Sul do país, em Santa Catarina e no Brasil.
Os resultados mostram avanços em áreas estratégicas, como transformação digital, desenvolvimento social, infraestrutura urbana, capacidade fiscal, educação e mobilidade. No conjunto geral do Índice Integrado de Desenvolvimento Sustentável (IISD), Criciúma alcançou a 32ª colocação entre as cidades de grande porte no Brasil, o 44° lugar no ranking geral nacional e a 12ª posição na região Sul do país, sendo o 8º entre os municípios catarinenses. Os destaques reforçam o bom desempenho da cidade no conjunto de indicadores que medem bem-estar, eficiência administrativa e crescimento ordenado.
Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, a publicação evidencia o avanço acelerado da cidade ao longo da última década, se consolidando como uma das potências de transformação digital mais consistentes do país. “Criciúma vive uma verdadeira transformação desde os últimos dez anos. Reorganizamos prioridades, investimos em conectividade, inovação e gestão inteligente para oferecer serviços mais rápidos, modernos e humanos. Estar entre as 50 melhores cidades do Brasil para se viver comprova que nosso planejamento está no caminho certo e que a cidade está preparada para o futuro”, ressaltou o gestor municipal.
No cenário nacional, Criciúma conquistou o 12º lugar entre as cidades de grande porte no Indicador Social, com destaque especialmente em educação, na qual figura em 5º lugar nacional, e acesso digital ao conhecimento, onde ocupa o 8º lugar entre os grandes municípios. Já no cenário estadual, a cidade foi campeã no quesito Mobilidade Digital, dentro do pilar de Indicadores Digitais, e nos quesitos Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Municipal, no pilar Indicadores Sociais. Nos Indicadores Fiscais, Criciúma ocupa a 3ª posição em Execução de Orçamento entre os municípios de grande porte catarinenses, demonstrando o equilíbrio e capacidade de investimento.
“Esse resultado confirma aquilo que o criciumense já sente no dia a dia: uma cidade que evolui com planejamento, trabalho sério e responsabilidade. Estar entre as melhores cidades do Brasil para se viver é fruto de uma construção coletiva, que envolve gestão eficiente, investimentos certos e muita dedicação. Seguimos avançando, preparando o município para um futuro ainda mais moderno, humano e sustentável, sempre colocando as pessoas no centro das nossas decisões”, destacou o vice-prefeito de Criciúma, Salésio Lima.
Destaque no desenvolvimento digital
Um dos destaques do município na pesquisa foi conquistado nos Indicadores Digitais. Criciúma é líder nacional entre os municípios de grande porte e figura na 13ª posição no ranking geral. O município também ocupa o 5º lugar em Mobilidade Digital e o 8º em Acesso Digital ao Conhecimento.
Criciúma se destacou, ainda, no índice de densidade de acesso na banda larga fixa e acesso à internet, com a tecnologia presente em 94% dos lares. A cidade também conta atualmente com 150 quilômetros de fibra óptica e 167 prédios públicos conectados em alta velocidade, infraestrutura acima da média para cidades do mesmo porte. Para o secretário de Governança da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, os dados refletem políticas públicas contínuas, que envolvem inovação, inclusão digital e sustentabilidade.
“Esse reconhecimento reafirma que Criciúma está preparada para os desafios da nova economia. Estruturamos projetos que vão desde conectividade nas escolas até sistemas de gestão inteligente e uso de Inteligência Artificial (IA). Tudo isso cria um ambiente moderno, conectado e seguro para o cidadão. É uma construção coletiva, que nos impulsiona e motiva a oferecer cada vez mais serviços digitais, garantindo mais comodidade, agilidade e acesso facilitado”, destacou o secretário.
Parcerias Público-Privadas em cidades inteligentes
Criciúma se prepara para a apresentação de uma das maiores Parcerias Público-Privadas (PPPs) de Cidades Inteligentes do Brasil, prevista para ser apresentada na Bolsa de Valores de São Paulo, em 2026. O projeto inclui iniciativas como a modernização da iluminação pública com luzes de LED, instalação de câmeras inteligentes para agilizar o monitoramento em tempo real em todo o município, implantação de sistemas integrados capazes de reduzir congestionamentos, além da construção de uma usina fotovoltaica de cinco megawatts para abastecer parte da frota municipal de carros elétricos, demais prédios públicos e outros serviços de monitoramento e sensoriamento.
Para uma cidade historicamente associada ao carvão, essa nova fase representa muito mais do que tecnologia, também simboliza a transformação construída nos últimos anos. “A tecnologia tem sido uma aliada para tornar os serviços públicos mais eficientes, acessíveis e sustentáveis. Cada ação que executamos dentro dessa agenda tem um único objetivo: melhorar a qualidade de vida do cidadão. Essa conquista reforça que estamos no caminho certo, trabalhando com planejamento e responsabilidade para construir uma Criciúma cada vez mais moderna e preparada para o futuro”, completou Pavan.
Sobre a Austin Rating
A Austin Rating é uma das principais casas de análise e classificação de risco do país, responsável por avaliar desempenho econômico, financeiro e estrutural de municípios brasileiros. O ranking de Indicadores Digitais evidencia cidades com maior capacidade de conectividade, infraestrutura tecnológica e preparo para os desafios da transformação digital.
Fundada em 1988, a Austin Rating é referência nacional em estudos de competitividade e análise de desempenho municipal. A instituição avalia indicadores como conectividade, inovação, infraestrutura e eficiência administrativa, consolidando rankings utilizados por imprensa, investidores e gestores públicos.
Confira todos os destaques de Criciúma no ranking da Austin Rating:
IIDS – Geral:
Brasil – 44º
Sul do Brasil – 12º
Santa Catarina – 8º
IIDS – Grande Porte:
Brasil – 32º
Sul do Brasil – 10º
Santa Catarina – 6º
Indicadores Sociais – Grande Porte:
Brasil – 12º
Sul do Brasil – 4º
Santa Catarina – 2º
Indicadores Digitais – Geral:
Brasil – 13º
Sul do Brasil – 7º
Santa Catarina – 6º
Indicadores Digitais – Grande Porte:
Brasil – 1º
Sul do Brasil – 1º
Santa Catarina – 1º
Capacidade de Arrecadação – Grande Porte:
Brasil – 39º
Sul do Brasil – 15º
Santa Catarina – 8º
Mobilidade Digital – Grande Porte:
Brasil – 5º
Sul do Brasil – 1º
Santa Catarina – 1º
Execução de Orçamento – Grande Porte:
Brasil – 43º
Sul do Brasil – 5º
Santa Catarina – 3º
Educação – Grande Porte:
Brasil – 5º
Sul do Brasil – 4º
Santa Catarina – 4º
Acesso Digital ao Conhecimento – Grande Porte:
Brasil – 8º
Sul do Brasil – 7º
Santa Catarina – 6º
Infraestrutura Urbana – Grande Porte:
Brasil – 10º
Sul do Brasil – 6º
Santa Catarina – 1º
Atenção Jovem – Grande Porte:
Brasil – 18º
Sul do Brasil – 6º
Santa Catarina – 4º
Desenvolvimento Municipal – Geral:
Brasil – 33º
Sul do Brasil – 19º
Santa Catarina – 6º
Desenvolvimento Municipal – Grande Porte:
Brasil – 11º
Sul do Brasil – 3º
Santa Catarina – 1º











