Obras incluirão a construção de dois túneis com três faixas de rolamento cada
A Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) recebeu com otimismo a confirmação das obras para o trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101, um dos principais gargalos logísticos do estado. A notícia foi ofcializada pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho, em sua vinda nesta quarta-feira (28) a Santa Catarina, informando que as obras incluirão a construção de dois túneis com três faixas de rolamento cada, considerada a alternativa técnica mais addequada para desafogar o tráfego e aumentar a segurança viária naquele trecho.
As obras serão realizadas pela Via Costeira, do Grupo Motiva e a previsão de investimentos deverá ser de mais de R$ 2 bilhões. “Este representa um avanço significativo para a infraestrutura catarinense. Nossa expectativa é de que agora, este problema encontre sua solução, minimizando os transtornos e insegurança que afetam diariamente empresários, cidadãos e impacta o desenvolvimento regional”, afirma o presidente da ACIT, Alexsandro da Cruz Barbosa.
A entidade tem acompanhado o tema de perto. Em 2025, encampou juntamente com outras Associações Empresariais do Sul, o movimento “Morro dos Cavalos – Solução Já”, buscando conscientizar a população sobre manter esta necessidade no foco até que a solução se concretize. “Reafirmamos a importância do envolvimento da comunidade empresarial em movimentos como este, que buscam estimular o diálogo com o poder público pela melhoria da qualidade de vida e da competitividade, o que passa pela segurança e eficiência logística”, explica.
A atenção das lideranças e comunidade empresarial agora se volta à fase de implementação, com acompanhamento de cada etapa e a busca por soluções que garantam agilidade, transparência e a efetivação da obra.
FIESC vê como positiva construção dos túneis do Morro dos Cavalos e transferência para Motiva (CCR)
A Federação das Indústrias de SC (FIESC) vê como positiva a construção dos dois túneis no Morro dos Cavalos, anunciada pelo Ministério dos Transportes. A solução de construir duas estruturas era uma demanda antiga da entidade.
Para viabilizar os dois túneis, o Ministério acatou a sugestão, inicialmente enviada pela FIESC à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 4 de outubro de 2024, de incorporar a obra à concessão da Motiva (CCR), concessionária hoje responsável pelo trecho Sul da BR-101.
“A população e a indústria de Santa Catarina finalmente terão uma solução adequada para um problema importante na mobilidade na BR-101, que é um dos principais corredores logísticos do estado. O Morro dos Cavalos é um grande gargalo e as interdições representam um risco econômico e de segurança para os usuários”, destaca Gilberto Seleme.
Para a FIESC, a incorporação no trecho Sul traz menor impacto no pedágio, já que o valor da tarifa é inferior ao da BR-101 Norte. Seleme destaca, no entanto, a necessidade de clareza e transparência sobre o impacto da obra no pedágio do trecho Sul da BR-101. Na avaliação da Federação, o túnel duplo é a solução mais adequada considerando a importância estratégica do corredor e o crescimento exponencial do entorno, tanto das cidades quanto da atividade econômica e do fluxo de turismo.
Em reunião com a ANTT no último dia 22, a entidade reiterou seu apoio ao processo de repactuação da BR-101 Norte, mas sugeriu a ampliação do prazo da nova concessão, o que permitiria a inclusão de obras que efetivamente possam aumentar a eficiência e a segurança do corredor litorâneo no longo prazo, sem grande impacto nas tarifas do pedágio.











