Ferrovia catarinense, pioneira no transporte de carvão, celebra 140 anos de história com evento especial no Museu Ferroviário de Tubarão
Por: Redação Circuito Turístico/Silvia Zarbato
Neste domingo, dia 1º de setembro de 2024, a Estrada de Ferro Dona Thereza Christina celebrará um marco histórico: os 140 anos desde que sua primeira Maria Fumaça deixou as docas do Porto de Imbituba (em 1º de setembro de 1884), dando início à trajetória da primeira ferrovia catarinense. A ferrovia, que teve como objetivo inicial o transporte de carvão mineral das minas do extremo-sul de Santa Catarina, tornou-se um pilar do desenvolvimento econômico e social da região ao longo de mais de um século.
Com 164 km de trilhos, a Estrada de Ferro Dona Thereza Christina não só revolucionou o transporte de carvão e mercadorias, mas também conectou comunidades e fomentou o progresso. Hoje, é vista como um símbolo de inovação e desenvolvimento. “Celebrar 140 anos de história é reconhecer o legado que a Estrada de Ferro Dona Thereza Christina deixou em nossa sociedade. Ela foi uma verdadeira artéria que pulsou vida e desenvolvimento para muitos municípios ao longo de suas linhas”, destaca Benony Schmitz Filho, diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina (FTC).
Ao longo de sua história, a ferrovia passou por várias modernizações, adaptando-se aos novos tempos e incorporando práticas sustentáveis que mantêm sua relevância. Atualmente, ela desempenha um papel crucial no transporte de energia e no escoamento de produtos do Sul catarinense, consolidando-se como um dos principais vetores logísticos da região.
Para preservar e divulgar esse rico legado, o Museu Ferroviário de Tubarão, um dos mais representativos da memória ferroviária brasileira e latino-americana, desempenha um papel fundamental. O museu tem como missão sensibilizar as futuras gerações para a importância da ferrovia na construção da identidade sul-catarinense.
Para marcar essa data especial, o Museu Ferroviário de Tubarão e a Ferrovia Tereza Cristina organizaram um grande evento comemorativo em 1º de setembro, a partir das 15h, nas dependências do museu. A celebração relembrará a importância histórica da ferrovia e sua contribuição para a identidade regional.”Esperamos que as pessoas se juntem-se a nós nesta celebração, relembrando o passado glorioso da ferrovia e olhando para o futuro promissor que nos espera. Essa é uma oportunidade para reconhecermos esse importante patrimônio cultural, parte indissociável da nossa construção histórica, social e cultural”, ressalta Everaldo Luiz Barreto da Silva, Diretor Presidente da SALV, mantenedora do Museu Ferroviário e operadora do Passeio Turístico Expresso.
O evento promete ser um marco na preservação da memória ferroviária e um momento de integração para todos os que desejam celebrar a história e o futuro desse importante ferrovia.